Os ritmos que dão vida à América do Sul

Os principais ritmos e gêneros musicais do nosso país já sabemos de cor e salteado. Mas e os ritmos que animam as comemorações dos nossos hermanos sul-americanos? Embarque nessa viagem sobre os principais ritmos de cada país da América do Sul!

Argentina

O primeiro em ordem alfabética e o mais óbvio, o ritmo Argentino não é outro senão o Tango. Mas também existem outros estilos famosos por lá, como o chacarera, zamba, cumbia, além de bastante música clássica e artistas nacionais como Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui.

Bolívia

A música boliviana é a mais conectada às suas raízes indígenas. Desde o período nacionalista nos anos 50, as culturas aimarás e guichua foram amplamente aceitas pela população e a música indígena se misturou à música popular local para um gênero e estilo sem igual.

Chile

A música do Chile reúne tanto o espírito musical dos aborígenes andinos quanto os ritmos coloniais espanhóis. Desta maneira, é possível evidenciar quatro grandes tendências geográficas, com ritmos fortemente influenciados pelo local. A influência musical indígena andina é forte nos ritmos musicais do norte, já no centro e no sul dominam os ritmos derivados dos espanhóis como a cueca e o zapateado, e o por fim há os ritmos musicais dos rapanuis, os polinésios chilenos.

Colômbia

A cúmbia é um dos principais estilos musicais colombianos. Está relacionada a outros estilos da região litorânea atlântica colombiana, como porro, puya e bullerengue, comumente resultantes duma mistura de influências negras, ameríndias e espanholas. O vallenato e a champeta também são outros ritmos típicos do país.

Equador

No Equador, há três principais vertentes de estilos musicais. A clássica, onde encontramos o pasillo, passacalha, yaraví, sanjuanito, tonada e bomba del Chota. A música indígena, chamada de “andina”, e “música negra”, caracterizada pelo uso da marimba.

Paraguai

No Paraguai, é notável a guarânia, estilo folclórico que relaciona a cultura paraguaia ao povo nativo, os Guaranis. O maior expoente desse estilo foi o músico José Asunción Flores. A polca e a zarzuela são ritmos também presentes na cultura musical paraguaia.

Peru

A música peruana é bastante rica e diversa e a gente encontra no litoral ritmos como landó, zamacueca, festejo, panalivio, cumananas e as valsas peruanas. Na serra você vai escutar bastante huaino, yaraví, muliza. Na selva, a música costuma a ter muita alegria e dança, ao som e de flautas e tambores.

Uruguai

Muitos ritmos uruguaios são compartilhados com os seus vizinhos Brasil, Argentina e Paraguai. Mas o Uruguai também tem ritmos únicos como o candombe montevideano e a murga uruguaia, que teve seu apogeu no Carnaval uruguaio.

Venezuela

O llanero é um estilo musical popular da Venezuela originado nos Llanos. Ritmos como a gaita zuliana e o joropo também são típicos do país. Há ainda, mais recentemente, uma forte influência caribenha.

Esperamos que tenha gostado dessa viagem pela tradição musical de nossos vizinhos. A música não possui fronteiras e conhecer novos ritmos e estilos é sempre uma experiência bem-vinda! E para encontrar uma variedade de instrumentos ligados aos ritmos da América do Sul, acesse a nossa loja virtual ou faça-nos uma visita!