Como funciona uma rodinha de rock?

Rodinha de rock, roda punk, moshpit… existem vários nomes para essa prática. A princípio, alguém que não está acostumado pode achar uma barbaridade – um monte de gente se empurrando com braços e mãos para todo lado. Mas só quem vivencia o rock sabe o quão eletrizante é essa experiência e quais as regras informais que existem para que seja algo legal e prazeroso a todos envolvidos.

Rodinha é pra se divertir, não brigar!

Pra começar, é necessário deixar bem claro que o intuito da rodinha nunca é a agressão. Socos e chutes propositais são absolutamente proibidos e você vai ser chamado a atenção pela galera se tentar usar a rodinha de rock para criar confusão. Além disso, você pode utilizar os braços em posição de “guarda”, para se proteger, mas nunca deixar o cotovelo no nível do rosto das pessoas, para que não as machuque sem querer.

Cuide do próximo.

A segurança continua na próxima regra da rodinha, que é provavelmente a mais importante. Se alguém cair próximo a você, PARE A RODINHA E AJUDE A LEVANTAR. Todos na rodinha ajudam a cuidar um do outro, até porque cair faz parte e você pode muito bem ser o próximo.

Meça sua força.

Outro fator importante é você medir a sua força. A rodinha é um espaço inclusivo, e apesar da maioria ser composta de homens adultos, nada impede que mulheres ou pessoas mais jovens participem. Nesse caso, meça sua força com pessoas menores que você para ninguém se machucar!

Cuidado com objetos pessoais.

Na rodinha, por causa de todo o movimento e aglomeração, pertences podem facilmente cair de bolsos, bolsas e pochetes. Muitas vezes você dá sorte de pessoas na própria rodinha encontrarem no chão e gritarem perguntando de quem é – mas não vamos contar com isso né? Se possível, deixe seu pertences com um amigo(a) antes de se jogar na roda!

Respeite os limites da roda

Por fim, pensando de novo na organização, segurança e bem-estar de todos, a roda tem um limite, uma fronteira natural que não deve ser passada. Não empurre quem está fora da rodinha, Não puxe para a rodinha alguém que não queira ir. Essas coisas irão levar a confusões e acidentes.

Respeita as regras e se divirta!

As rodinhas de rock são um espaço de diversão, de você soltar o seu “animal interior” ao ritmo de um rock pauleira. De você se sacudir, empurrar, ser empurrado, suar, e depois sair daquilo ali em êxtase de ter se liberado. Respeite as regras dessa tradição icônica do rock n’ roll que a diversão será garantida!