A Verdadeira Música Popular Brasileira

Quando falamos de música brasileira, pensamos logo em MPB, ou em ritmos que estão na moda, como sertanejo, samba e pagode. Os instrumentos também são bem conhecidos: violões, guitarras, pandeiros etc. Contudo, existe uma tradição musical muito mais antiga e muito mais brasileira, nativa à essa terra, que qualquer um desses estilos e instrumentos: é claro que estamos falando da tradição musical indígena.

A música na cultura indígena é algo de suma importância, e possui um forte fator utilitário, com composições que possuem funções específicas, que passam de geração em geração.
Eles utilizam as suas músicas em rituais religiosos, danças e celebrações. É uma das formas que cada etnia tem de se expressar, de conectar-se com os ancestrais e é claro, de se socializar em meio à roda de dança e música. indígenas

Os indígenas brasileiros utilizam predominantemente instrumentos de sopro ou percussão. Os instrumentos variam entre cada tribo, mas os mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco, trombetas de cuia, bastões de ritmo e tambores.

A sonoridade da música indígena apresenta uma enorme sutileza e complexidade, especialmente nos timbres e nas alturas, sendo de difícil transcrição para a partitura ocidental. Existem canções para praticamente todos os momentos e atividades da vida e tudo é passado de forma oral, de geração em geração.

Em nossa loja possuímos vários dos diversos instrumentos musicais que os indígenas utilizam em suas canções e rituais, e convidamos você a ter o seu exemplar e ajudar a propagar esses belíssimos sons nascidos no seio do Brasil.