Lutheria: o que significa e o que faz um luthier

A origem da palavra lutheria vem da palavra francesa Luth, que significa alaúde. Luthiers eram chamados os construtores deste instrumento muito popular durante a renascença e barroco, com o termo passando nos séculos XV e XVI a ser utilizado para chamar todos construtores de instrumentos de cordas.

O Luthier faz uso de ciências como a física, a matemática, a engenharia e a química, bem como lança mão de conhecimentos sobre madeiras, desenho, marcenaria e carpintaria, na constante busca da sonoridade mais rica, que melhor expresse os sentimentos do músico.

Talvez você já tenha notado em muitos lugares escrito luteria – sem o “h”. Em teoria, por não haver o “th” na língua portuguesa, o termo correto seria luteria. Contudo, muitos luthiers no Brasil utilizam a grafia com “h” por ser um termo mais globalizado e assim mais comercial e menos estranho para as outras línguas.

A evolução dos instrumentos sempre esteve intimamente ligada a este ofício. Os construtores estão constantemente desenvolvendo instrumentos em conjunto com os musicistas, assim provavelmente ocorreu durante a história dando origem aos violinos, violas, ciellos e contrabaixos advindos da viola da gamba, guitarras barrocas advindas do próprio alaúde, cravos advindos de harpas horizontais e posteriormente as guitarras (violões) advindas das guitarras barrocas e o piano do próprio cravo. No Brasil os luthiers também são responsáveis pela construção e reparo dos instrumentos de sopro e percussão.

Na Leimar Musical, trabalhamos com luthiers experientes e dedicados, que testam e ajustam vários de nossos instrumentos. Também trabalhamos com o reparo profissional de instrumentos de sopro. Vem fazer um orçamento com a gente sem compromisso, entrando em contato pelo número (11) 3814-9282 (também é WhatsApp!)