Entenda mais sobre a Alma dos Instrumentos.

A alma é um objeto cilíndrico colocado dentro de alguns instrumentos de cordas, como Violas e Violinos, e possui diversas funcionalidades.

Ao serem tocados, esses instrumentos sofriam deformidades pela forte fricção das cordas. Ao colocar a alma, você transfere a vibração do Tampo do instrumento para todo o resto, resultando em uma enorme diferença na qualidade sonora, projeção e equilíbrio entre graves e agudos. Assim, recebeu o nome de alma porque essa pequena peça no “coração” do instrumento fazia toda a diferença! 

Aos músicos que acabaram de comprar um instrumento novo, é preciso que leve ao luthier a fim de fazer as regulagens básicas necessárias, exceto naqueles que já vem ajustado por luthier. Sem uma alma bem ajustada, pode ser que o seu instrumento não produza um som harmonioso, e você não extraia o máximo de seu instrumento.

Importante notar que o Violão não tem alma. Nele o Tampo cumpre a função de espalhar a vibração e produzir a ressonância com a estrutura da caixa.

Você já conhecia sobre a Alma dos instrumentos? Quer saber mais? Visite o nosso blog e conheça a nossa loja para ofertas imperdíveis.