Conhece a história da primeira música gravada no Brasil?

Em 1902 foi gravada a primeira música no Brasil, o lundu “Isto é Bom” do compositor soteropolitano Xisto de Paula, que já fazia sucesso na época do Segundo Reinado. Tendo voz de barítono, Xisto começou sua carreira musical como corista na capital baiana. Ele nunca estudou formalmente música, suas composições eram feitas de maneira intuitiva.

Já o intérprete dessa música foi o cantor Manuel Pedro dos Santos, ou popularmente “Bahiano”. Entrou para a história musical brasileira por ser o intérprete da primeira gravação realizada em 1902. Tornou-se conhecido por ter sido um dos pioneiros nas gravações fonográficas, gravou o primeiro disco do país e também foi ele o dono da voz na gravação da canção “Pelo Telefone”, em 1916, que é considerado o primeiro samba gravado no Brasil

Hoje podemos ter acesso a essa relíquia da história brasileira no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=iUqorvESjQI

Curtiu esse passeio pela a história da música brasileira? Em nossa loja virtual você pode ter acesso à literatura musical, para saber ainda mais, ou entrar no mundo da música com uma grande variedade de instrumentos. Não perca!