A importância da musicalização na educação.

No dia 18 de agosto de 2008 foi sancionada a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País.

A música é uma forma de arte e de expressão humana, ativando áreas do cérebro responsáveis por emoções negativas e positivas. Assim, entrar em contato com este lado artístico na infância é um ótimo caminho para ensinar as crianças a lidarem com os seus sentimentos e construírem sua inteligência emocional.

Por seu caráter lúdico, a música na educação infantil é uma excelente ferramenta para estimular a criatividade. Principalmente por agrupar melodias, versos carregados de manifestações culturais e até mesmo danças e passos típicos, as composições promovem o contato mais próximo dos pequenos com o restante do mundo à sua volta, despertando a curiosidade e a imaginação.

Os educadores também defendem que a música na educação infantil auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, uma vez que está ligada a uma contagem ritmada de tempo, a harmonização de instrumentos e composições, a diferenciação de tons e semitons, entre outros.

Por fim, a música na educação infantil colabora para a alfabetização e o letramento a partir dos seus padrões e artifícios próprios de linguagem. Com isso, a criança tem a possibilidade de conhecer a comunicação escrita de uma maneira mais natural e fluída, melhorando até o vocabulário e a dicção.

Ou seja, são inúmeras as vantagens da musicalização na fase da infância e adolescência, e a implementação de medidas que trazem a música ao ambiente escolar seguem no caminho certo!

Os melhores e mais acessíveis instrumentos para qualquer idade e nível, desde os infantis até os mais profissionais, só a Leimar oferece! Confira já a nossa loja!