Pianos Digitais ou Tradicionais: Qual a diferença e quais as vantagens de cada um.

A principal diferença entre um piano (acústico padrão) e um piano digital é o mecanismo que produz o som. O instrumento clássico produz som canalizando a força dos dedos pressionando as teclas nos martelos, que tocam as cordas. As vibrações produzidas ao tocar nas cordas são transmitidas pela mesa de som e difundida vigorosamente, o que amplifica o som. Quando estas vibrações se combinam com as ressonâncias das cordas além daquelas que foram tocadas, cria um som único.

Ao contrário, o piano digital não tem nenhuma corda. Cada tecla é uma chave para produzir um som específico. Um gerador de tom eletrônico produz sons que são amplificados usando um microfone. No entanto, alguns pianos digitais mais avançados também são equipados com martelos. Contudo, estes não são usados para tocar as cordas, como em um piano acústico, mas sim para reproduzir a sensação de um toque tradicional, com cada tecla possuindo um “peso” próprio e garantindo uma experiência ainda mais realista ao pianista. 

Além da ação genuína dos martelos, os pianos tradicionais proporcionam uma ressonância e reverberação própria entre a corda que é tocada e as demais (não-tocadas), produzindo um alcance e uma variedade de sons únicos. Assim, pianos acústicos são mais expressivos e mais dinâmicos, soando diferente até pela maneira que você pressiona as teclas, enquanto os pianos digitais são mais consistentes entre diferentes pianistas. 

Apesar de mais expressivos sonoramente, os pianos acústicos sofrem desvantagem em relação ao preço, custando normalmente mais que o dobro de um piano digital do mesmo “nível”, possuem uma manutenção mais cara, exigindo por exemplo o afinamento das cordas, e também são pouco portáteis, enquanto os pianos digitais tendem a ser leves, compactos e de fácil instalação e transporte. 

Entretanto, de modo geral, os pianos acústicos tendem a durar mais, quando de boa qualidade e bem cuidados, passando muitas vezes de geração em geração, enquanto até os melhores pianos digitais podem estar sujeitos à degradação natural dos componentes eletrônicos. 

Agora, é fato que os pianos digitais integram e oferecem inúmeros recursos tecnológicos, como conexão por Wifi, Bluetooth, MIDI, saída de áudio para fones de ouvido ou caixas de som, e apresentando inúmeros recursos de suporte, como bandas de apoio com os mais diversos instrumentos, sons pré-gravados para você acompanhar, displays LED para partituras e ferramentas de gravação e reprodução de suas composições. 

Em resumo, não existe um modelo ideal, e sim diferentes propostas e vantagens que irão depender do que você deseja do instrumento. Se quer uma sensação mais realista possível de um piano, já tem experiência e quer algo duradouro, para passar a seus filhos, netos e até bisnetos, um piano acústico é a melhor escolha. Porém, se está em busca de seu primeiro piano e quer algo acessível, se tem a necessidade de carregá-lo a diferentes lugares ou se é um entusiasta da tecnologia e quer acesso a tudo que ela pode lhe oferecer, com certeza irá amar um belo piano digital. 

Seja qual for sua escolha ou necessidade, a Leimar tem todas as opções! Tanto de pianos digitais, quanto de pianos acústicos. Confira as opções aqui na nossa loja.