Como proteger o seu instrumento da temperatura e umidade.

Instrumentos musicais podem ser bastante sensíveis – principalmente se deseja manter qualidade do som e preservar a sua beleza por mais tempo. Um dos principais inimigos nessa preservação é a temperatura e a umidade, ainda mais em um país de clima tropical úmido como o nosso.

No dia-a-dia é bem comum deixarmos os nossos instrumentos em locais que não são exatamente apropriados – um porta-malas de um carro, um armário, uma gaveta – e o instrumento pode terminar sofrendo com impactos térmicos e com o acúmulo de umidade no ar. Em locais perto do mar esse efeito é ainda pior, devido a maresia, que pode ocasionar a corrosão de partes metálicas em pouco tempo.

Sendo assim, alguns cuidados são indispensáveis. No caso da temperatura, o principal é não deixar o instrumento exposto aos elementos por muito tempo, evitando janelas e contato direto com o sol, principalmente o sol forte de meio dia e começo da tarde. Guardar o instrumento em estojos térmicos é o ideal para controlar a temperatura e evitar danos ao longo prazo. 

No caso da umidade, temos um desafio um pouco mais complexo. O primeiro passo é saber quão o nível da umidade relativa do ar onde você está – para isso existem aparelhos acessíveis chamados Higrômetros. Geralmente o ideal é a que o nível da umidade esteja em 50% – muito seco e a madeira por craquelar, muito úmido e você começa a ter problemas com mofo e ferrugem. Alguns instrumentos ou estojos já vem com esse aparelho, mas você também pode adquirir separado e por um preço em conta.

Para controlar a umidade existem algumas soluções baratas e acessíveis, como aqueles saquinhos de sílica em gel, para colocar dentro do estojo que o instrumento fica, mas em locais fechados e sem janelas como estúdios pode ser necessário o uso de desumidificador de ambiente.

Mantendo a temperatura ambiente ao redor de 24º e a umidade do ar próxima aos 50%, e tendo os demais cuidados do dia-a-dia como limpeza e manutenção, seu instrumento irá durar muito mais e lhe proporcionará muito mais alegria e diversão! 

E para ofertas imperdíveis de instrumentos musicais e de tudo mais que você possa precisar do mundo da música, acesso o nosso site!