Jazz, Blues, Gospel, R&B e Rock: como foi o nascimento desses gêneros no século XX?

Apesar de serem ritmos diferentes e com suas próprias peculiaridades, todos compartilham uma história em comum. As grandes lendas, especialmente do Rock, se inspiraram enormemente em artistas de gêneros anteriores, e todos esses tiveram origem no povo negro norte-americano, que viram na música uma oportunidade de expressão e superação.

O gospel é o primeiro desses ritmos e é uma espécie de “progenitor” dos demais. Misturando uma crença cristã protestante com a tradição das cantorias religiosas e culturais africanas, os negros passam a criar hinos de louvor marcados por fortes vozes e uma cantoria intensa.

Por sua vez, essas músicas espirituais, junto com as canções de trabalho (cantorias que os negros faziam nas lavouras, para manter o ritmo e aguentar o trabalho forçado), inspiram o surgimento do Blues, que além de algumas modificações nos ritmos, instrumentos e musicalidade, traz uma mudança também nas letras, com músicas sobre o cotidiano e a vida do negro americano, abordando temas como amor, traição, amizade, trabalho, morte e vida.

Influenciado pelo Blues, mas incorporando outros elementos, como instrumentos de bandas marciais e de pista de dança, o Jazz surge no começo do século XX, especialmente em Nova Orleans, dando uma nova vida à noite noturna nos bairros negros, que eram segregados, e se espalhando pelo país, sendo um ritmo marcado pela energia e pelo improviso.

E é dessa mistura, do ritmo eletrizante do Jazz, com o espírito das canções Blues, que surge também o R&B, ou “Rhythm and Blues”, juntando principalmente o ritmo do primeiro, com a “alma” do segundo, sendo inclusive Soul, “alma” em inglês, uma espécie de subgênero do R&B.

Finalmente, todas essas misturas, junto com inovações tecnológicas como a guitarra elétrica, vão fazer surgir o ritmo musical mais marcante do século XX: o Rock ‘n Roll.

Frutos de um processo de evolução, é difícil categorizar o momento exato em que cada um desses ritmos nasceram, e isso se aplica também ao Rock. Contudo, um dos principais pioneiros e que ganhou o apelido de “Pai do Rock” foi o lendário Chuck Berry, que começou sua carreira justamente no R&B, mas que com seus sons, músicas e utilização única dos instrumentos, marca a criação de algumas das primeiras músicas de Rock n’ Roll.

Mas é claro que não dá pra falar de Rock sem falar do Rei, Elvis Presley. Nascido no Mississippi, e tendo ido para o Tennessee ainda jovem, Elvis sempre teve muito contato e apreço pela música negra e religiosa, e diziam que ele sabia de cor todos os gospels que existiam até então. Com seu ritmo e carisma, Elvis traz o Rock ‘n Roll aos holofotes internacionais, se tornando um dos primeiros superstars, e sendo um ícone do século XX.

De lá pra cá muita coisa nova surgiu e outras lendas se formaram, como Amy Winehouse no R&B, Louis Armstrong no Jazz e inúmeros nomes no Rock, como Beatles, Queen e Rolling Stones, com o Rock ‘n Roll protagonizando o maior número de variações e sub-gêneros, como Indie Rock, Heavy Metal, Death Metal dentre tantos outros.

Contudo é sempre importante de tempos em tempos apreciar essa rica história da música moderna e lembrar que tudo isso veio de um longo processo de evolução, de adaptação e criação, por grandes cantores, saxofonistas, pianistas, guitarristas, baixista dentre outros, cada um com sua contribuição inequívoca à história da música como a conhecemos, e merecendo que suas trajetórias e realizações sejam lembradas e celebradas.

E se quiser continuar sabendo ainda mais sobre música, sua história, como aprender a tocar e muito mais, só seguir o nosso blog e acompanhar as nossas mídias sociais!