Há espaço para música clássica no mundo moderno?

Sim, com certeza! Dizem que o que é bom dura pouco, mas a verdade é que aquilo que é bom mesmo, perdura no tempo; e não é diferente com a música clássica ou erudita. Óbvio que sua popularidade não é a mesma de outrora, com as orquestras dominando a vida pública e seus artistas e compositores sendo o centro das atenções. Contudo, não há alma que não reconheça, mesmo sem saber o nome, a Quinta Sinfonia de Beethoven, ou que não se emocione com a Cavalgada das Valquírias.

A música clássica é um poderoso instrumento de transmissão de emoção, com uma capacidade única de inebriar os sentidos. Não é por menos que permanece forte, ainda que indiretamente, na consciência coletiva: Apocalipse Now jamais teria o mesmo impacto no mundo do cinema sem a composição de Wagner por trás, ou Star Wars sem a “Marcha Imperial”. 

Esse tipo de música também permanece viva como gênero musical próprio, com apresentações, concertos e óperas. Em praticamente toda capital do país você consegue encontrar eventuais apresentações das mais diversas filarmônicas e sinfônicas, e em Londres o The Proms reúne centenas de milhares de pessoas para oito semanas de apresentações todos os anos, ininterruptamente, desde 1985.

Além disso, a música clássica vem sendo cada vez mais utilizada como instrumento de educação e transformação social. Projetos como o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) buscam utilizar da música clássica como forma de transmitir conhecimento, disciplina, educação e oportunidade a jovens em situação de vulnerabilidade, usando sua paixão pela música como mecanismo de transformação e ascensão social. 

Então é claro que ainda existe espaço na música clássica no mundo moderno: ela vive em todos nós! Não perca a oportunidade de conhecer uma orquestra ao vivo e assim que a situação atual de saúde pública passar, acesse a agenda cultural de seu estado e desfrute da experiência incrível de ver uma apresentação de música clássica ao vivo! E caso se apaixone por algum instrumento, não se preocupe. A Leimar possui as melhores opções para você aprender a tocar qualquer instrumento clássico; conte com a gente!