Como escolher o seu primeiro Violino

Essa é uma pergunta difícil de responder, mas que aparece sempre que começamos a aprender um novo instrumento. No final, a resposta é sempre a mesma: o que você mais gostar e achar que vale a pena. Contudo, vamos tentar ajudar com algumas dicas e sugestões.

Os violinos das marcas Eagle, Hofma e Michael costumam ser bem utilizados por iniciantes, e seus preços variam de R$400,00 a R$1.000,00, mas a nossa principal sugestão é o Mavis 1410, que une perfeitamente qualidade e preço acessível. Há instrumentos mais baratos, porém, tendem a ser de qualidade muito inferior e terminam não valendo muito a pena. Em contrapartida, não indicamos os violinos mais caros para iniciantes pois o instrumento tem alta taxa de desistência, não sendo muito benéfico investir tanto dinheiro logo quando começa. 

Violino Mavis 1410

Um fator que influencia bastante no preço é a qualidade da madeira. Violinos são quase sempre feitos de abeto, madeira densa e que permite uma ótima ressonância. Existem diferentes espécies de árvores que produzem essa madeira e o preço irá variar de acordo com sua qualidade. A região da madeira também influencia, com árvores desse tipo que crescem em clima frio produzindo madeiras de melhor qualidade para violinos. 

Outra dúvida é entre violinos acústicos ou elétricos. A dinâmica ao tocar os dois é bem semelhante, o que muda portanto é a sonoridade e a capacidade do som ser amplificado. Um violino acústico produz um tom quente e arredondado graças à ressonância natural de suas madeiras enquanto o elétrico produz um som mais brilhante e cru que seus equivalentes acústicos, sendo mais usados por músicos que tocam em bandas amplificadas e dentro dos gêneros do Rock e Pop. 

O ideal é você testar o violino presencialmente e ver o que mais lhe agrada. Se isso não for possível, leia reviews e comentários sobre os diversos modelos que cabem no seu orçamento. Ao começar a tocar, as suas maiores preocupações devem ser com a sonoridade e resposta do instrumento, o conforto ao manuseá-lo e, caso opte por um instrumento usado, o seu estado de conservação – evitando os instrumentos com rachaduras, principalmente na região da alma do violino.

Quer encontrar o seu violino ideal? Confira no nosso site o Violino Mavis 1410 e comece já a aprender a tocar esse clássico instrumento.